Como se relacionar com colegas de trabalho no Japão, de níveis hierárquicos diferentes?



Aqui estão algumas dicas simples para se relacionar com colegas de trabalho de níveis hierárquicos diferentes no ambiente de trabalho japonês:


1. Mostre respeito: seja educado e respeitoso com todos os colegas de trabalho, especialmente com aqueles em posições hierárquicas superiores.


2. Ouça atentamente: preste atenção quando seus colegas de trabalho falarem, especialmente aqueles em posições hierárquicas superiores. Demonstre interesse em seus pontos de vista.


3. Peça ajuda quando necessário: se você precisar de ajuda ou conselho, não hesite em pedir. Seja respeitoso e evite ser excessivamente direto ou exigente.


4. Seja pontual: chegue no horário combinado para reuniões e entregas de trabalhos, ou na data prevista. Ser pontual é importante no ambiente de trabalho japonês.


5. Aprenda com seus colegas de trabalho: esteja aberto a novas ideias e perspectivas, e tente aprender tanto quanto puder com seus colegas de trabalho, especialmente aqueles em posições hierárquicas superiores.



Postagens mais visitadas