É verdade que pode tirar 1 ano de licença quando se tem filho no Japão?
Não confunda a licença maternidade com licença parental.
Após o período de licença maternidade, as trabalhadoras e trabalhadores têm a opção de solicitar uma licença de cuidado infantil, conhecida como "ikuji kyugyo".
Que é licença dos pais (homem e mulher) que pode ser tirada por um período de até um ano (prorrogável), mas diferentemente da licença maternidade, o pagamento durante a licença de 1 ano sai de seguro emprego, com documentação entregue no Hello Work.
O empregador pode optar por pagar uma parte ou todo o salário durante a licença de cuidado infantil, mas isso não é uma obrigação legal. E se o empregador pagar salário relevante a tempo de licença, o seguro não paga o valor equivalente.
Compensa mais para o empregador que receba do seguro.
O valor é o mesmo tanto que um seguro desemprego (mas não pode ser desempregado para receber)
Para poder receber, precisa ter um contrato válido até a volta ao trabalho.
Se tiver um contrato renovável de menos de 1 ano, não poderá receber dessa licença (tampouco tirar a licença).
É importante ressaltar que as regras e regulamentos relacionados à licença maternidade e de cuidado infantil podem variar de acordo com o tipo de trabalho, tipo de emprego e outras circunstâncias específicas. É recomendável verificar com o seu contrato de trabalho, negociar com o empregador, e procurar saber no Hello Work, e sites de autoridades competentes.