Diploma de graduação do Brasil são válidos no Japão? Por exemplo engenheiros...?


 Para que um diploma de graduação do Brasil seja reconhecido no Japão, é necessário que a instituição de ensino superior que concedeu o diploma seja reconhecida pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão.


O MEXT possui um sistema de reconhecimento de diplomas estrangeiros que avalia a equivalência dos programas de estudo e dos créditos obtidos em relação ao sistema educacional japonês. Se a instituição de ensino superior que concedeu o diploma for reconhecida pelo MEXT e o programa de estudos for considerado equivalente ao sistema educacional japonês, o diploma pode ser reconhecido no Japão.

Mas veja, para que você precisa dessa validação?

No caso de engenheiros, é necessário que o profissional obtenha a certificação do Japan Accreditation Board for Engineering Education (JABEE) para poder exercer a profissão no Japão.


Muitas profissões para poder atuar no Japão, precisa de certificação nacional. 

Da mesma forma que no Brasil para um advogado atuar como advogado precisa passar na prova da OAB, Japão conta com inúmeras provas de certificação. 

Não adianta se formar em universidade no Japão, muitas carreiras somente podem ser atuadas se passar nessas provas. 

Por isso, é recomendável que os interessados em exercer a profissão de engenheiro no Japão consultem o JABEE e as autoridades competentes do Japão para verificar os requisitos específicos de reconhecimento de diplomas e certificações profissionais.

Postagens mais visitadas