Dicas de como me candidato a vagas estando no Brasil, e não sendo descendente?
É importante notar que as empresas japonesas costumam valorizar candidatos que possuem habilidades e conhecimentos específicos, além de fluência no idioma japonês. Por isso, é importante investir em qualificação e conhecimento da língua antes de se candidatar a vagas no Japão.
Existem algumas opções para se candidatar a vagas de emprego no Japão estando no Brasil:
- Programas de intercâmbio: algumas empresas japonesas oferecem programas de intercâmbio de trabalho para estrangeiros. É possível encontrar essas oportunidades por meio de agências de intercâmbio, organizações governamentais ou empresas de recrutamento.
- Vir estudar em universidade japonesa: algumas universidades oferecem curso em inglês para estrangeiros. Se formando em universidade japonesa fica mais fácil achar emprego. Mas, lembre-se que o visto seria específico para o tipo de trabalho.
- Ser transferido: outra opção é entrar em empresa filial, e tentar ser transferido para empresa no Japão.
- Empresas de recrutamento: existem empresas especializadas em recrutar trabalhadores estrangeiros para o Japão, muitas vezes chamada de empreiteira. Essas empresas costumam ter parcerias com empresas japonesas que precisam de mão de obra estrangeira e podem ajudar com o processo de candidatura, visto de trabalho, entre outros.
O Consulado ou embaixada japonesa no Brasil pode fornecer informações e orientações sobre como conseguir um emprego no Japão.
Independentemente da opção escolhida, é importante ter em mente que o processo seletivo pode ser longo e exigir algumas habilidades específicas, como conhecimento da língua japonesa e experiência prévia na área desejada.
É recomendável também se informar sobre as condições de trabalho, salário e benefícios antes de se candidatar a uma vaga no Japão.