Quanto devo ganhar de salário no Japão para poder pagar contas em dia?
O custo de vida no Japão varia de acordo com a cidade e a região em que você vive. No entanto, algumas despesas comuns, como aluguel, contas de água, luz, gás e internet, podem consumir uma boa parte do salário. Além disso, o preço dos alimentos e outros produtos pode ser mais alto do que em outros países.
Em geral, é recomendável que o salário mensal seja pelo menos o dobro do valor do aluguel mensal, para que haja uma margem para outras despesas. Para quem mora em grandes cidades como Tóquio, Yokohama, Osaka ou Nagoya, é comum ganhar em torno de 200.000 a 300.000 ienes por mês em empregos que exigem pouca ou nenhuma qualificação. Com esse salário, pode ser possível pagar as contas básicas e ainda economizar um pouco.
No entanto, para se ter uma ideia mais precisa, é importante levar em consideração o seu estilo de vida e despesas pessoais. Pesquisar sobre os salários oferecidos em sua área de atuação e nas regiões onde gostaria de morar pode ajudá-lo a ter uma ideia melhor de quanto seria necessário ganhar para viver confortavelmente no Japão.
E enfatizando também que, no interior onde não tem nada, é possível viver com muito menos. Só atente ao salário mínimo que é diferente para cada província.