Barreira do idioma. Trabalhando no Japão

 A barreira linguística no Japão é uma das maiores preocupações dos brasileiros que desejam trabalhar no país. Afinal, a língua japonesa é considerada uma das mais difíceis do mundo para aprender e muitos estrangeiros acabam se sentindo isolados e sem saber como se comunicar adequadamente com colegas de trabalho e a população em geral.



Para muitos brasileiros que buscam uma vida melhor no Japão, a falta de fluência no idioma pode ser um obstáculo significativo. No entanto, é importante lembrar que, mesmo que você não seja fluente em japonês, ainda é possível se comunicar com outras pessoas de maneira eficaz.


Uma das melhores maneiras de lidar com a barreira linguística é fazer aulas de japonês antes de se mudar para o país. Isso pode ajudá-lo a aprender o básico do idioma e a se sentir mais confortável na hora de se comunicar com as pessoas. Existem muitas escolas de idiomas no Japão que oferecem cursos para estrangeiros e muitas delas têm preços razoáveis.



Além disso, é sempre útil levar consigo um dicionário bilíngue e um aplicativo de tradução em seu celular. Isso pode ajudá-lo a entender palavras e frases que você não conhece e a se comunicar de maneira mais eficaz. E imagina quando a bateria do celular acaba? E quando não encontra wi-fi? 

O dicionário impresso nunca vai te deixar em mãos. 

(e ainda recomendo mapa impresso também, pode não ser ecológico, mas...)


Também é importante lembrar que muitos japoneses falam inglês básico ou conhecem algumas palavras em português, especialmente em áreas com grande presença de estrangeiros, como Tóquio e Osaka. Então, se você não fala japonês fluentemente, ainda pode tentar se comunicar em inglês ou português com as pessoas.



Por fim, não tenha medo de tentar se comunicar com os japoneses, mesmo que você não seja fluente em japonês. A maioria das pessoas no Japão é muito gentil e prestativa, e muitas vezes ficam felizes em ajudar os estrangeiros a se comunicarem melhor. Portanto, não deixe a barreira linguística impedi-lo de ter uma experiência incrível no Japão!



Veja mais sobre como aprendi o idioma!

https://trabalhandonojapao.blog/2022/12/20/passo-a-passo-como-estudei-japones/

Postagens mais visitadas