Como usar Suica e Pasmo



A primeira coisa que fui orientada a fazer quando comecei a trabalhar, foi: arrumar um cartão pré-pago. Eu ganhei um Pasmo, na época, mas sem nenhuma razão, eu prefiro o Suica (talvez por causa do pinguim).

Suica
Pasmo

São essas algumas de vaaaaaarios, tipo vários cartão eletrônico pré-pago. Os mais populares são Suica e Pasmo. Esses dois, eu posso lhe garantir que vai poder usar em qualquer estação, ônibus, taxi, kombini, máquina de bebidas, e até em alguns supermercados na região de Kantou.





Esse cartão pré-pago, é um IC card (Intergrated Circuit Card - ICC), o qual, por meio de uma máquina em estilo self-service, pode depositar até em torno de 100,000 yens (existem opções de  cartão de credito/débito a cair na sua conta do banco). Não precisa de senha. Não precisa de muitos dados. Com o seu nome e data de aniversario, é facilmente feito (para cair na sua conta do banco, tem toda a burocracia de praxe). Dessa forma pode ser online (debito automático) ou off-line (recarregável). E em somente um toque no dispositivo de leitura, é finalizada o pagamento.

O cartão custa a partir de 1000 yens a venda nos balcões da estação ou nas vendas automáticas de fichas. Como as crianças pagam meia, pode ser adquirido cartão especializado para crianças nos balcões.

Não se costuma colocar muito dinheiro nesse cartão, pois se perder, já era. Lógico que é crime achar esse cartão que não seja seu e sair por aí usando. Mas isso depende da consciência de cada um né. Como não necessita de senha, e é só tocar na maquina para poder usar, se perder um que é debito automático....

Diz a lenda urbana de que é um método de lavar dinheiro, pois a lei dos bancos não se aplica a ele. Mas é um grande risco para alguém normal e comum fazer isso. Além do mai o dinheiro depositado no cartão pré-pago, não tem como tirar dali, uma vez que se tornou eletrônico. A única forma de gastar o valor é fazendo compras. Claro, que se você mora na grande metrópole central do Japão, 20,000 yen num cartão, dá pra gastar num piscar dos olhos.


Usa em quê?

Normalmente, cartões pré-pagos são utilizados para pagar a passagem de trem. Assim não precisa ficar tentando decifrar mapa enorme com letras miúdas na parede das maquinas de tiquet, para saber quanto custa para ir no local onde quer ir. São utilizados também por empresas para pagar o vale transporte dos seus funcionários.

O maior benefício desses cartões, é que você somente toca uma vez na máquina para usá-lo. Logo, não precisa de troco, e diminui a fila e tempo de espera.




Ele também é um meio ecológico de reduzir materiais para fazer o ticket de trem. E econômico, porque não vai precisar mais de funcionários limpando o dispositivo e trocando refil da maquina de compra, se todo mundo usasse esse cartão.


Da recarga

A recarga é facilmente feita em algumas kombinis ou principalmente em estações de trem/metrô.








O sistema é acionado de forma painel de toque, e tem o comando em inglês.

Selecionar o comando Inglês - Charge - colocar o cartão na máquina - escolher o valor - colocar em especie - e pronto!


Apple Pay

Desde o novembro passado, com a introdução do quick pay no Apple Pay sistem, pode ser utilizado o Suica no iPhone 7 e 7+.
Para usar, precisa do iPhone 7 ou  7+, ter um cartão suica em mãos, e baixar o apps do Suica. Cadastrar o número do seu cartão suica no apps, e cadastrar no seu apps Wallet o suica que tem. Assim poderá pagar o suica com seu cartão de crédito pelo aplicativo do Suica, e automaticamente poderá usar o seu iPhone como o suica para compras e pagamento de meios de transporte.

Quem tem cartão de cédito da JCB ou Master Card, nem precisa do aplicativo do Suica. Cadastrando no Wallet, já dá para pagar por aí. Só que esse formato não funciona com Visa.

veja como aqui: http://www.apple.com/jp/apple-pay/getting-started/

Postagens mais visitadas