Natal no Japão



O calendário seguido no Japão é o gregoriano. No entanto, ainda se utiliza a contagem de anos de acordo com o tempo de reinado de cada imperador. Atualmente, em 2016, estamos no 28º ano da era Heisei.

Os feriados no Japão não têm base cristã, uma vez que o país não é predominantemente cristão. Em vez disso, os feriados são determinados por decretos imperiais, seguindo os princípios do xintoísmo.

Portanto, existem feriados para celebrar o mar, as montanhas (desde 2016), a natureza e o aniversário do imperador, que é comemorado em 23 de dezembro. No entanto, o Natal, que é celebrado em 25 de dezembro em todo o mundo, não é considerado feriado no Japão.

Quando o Natal cai durante a semana, o trabalho e a escola ocorrem normalmente. As férias de inverno no Japão variam de acordo com a região. Este ano, elas começam após o aniversário do imperador e duram cerca de duas semanas.

E em 2016, o Natal cairá em um domingo, trazendo alegria para muitas crianças.


O natal no Japão é dia dos namorados


De acordo com um programa de TV que assisti, o Natal transformou-se em um dia dos namorados no Japão devido à influência de novelas e músicas natalinas com temática romântica. Embora a festividade seja profundamente enraizada no cristianismo, o povo japonês, que não tinha forte ligação com o cristianismo, adotou a cultura do Papai Noel e as compras natalinas.

Historicamente, a celebração do Natal ganhou destaque durante a era Shouwa, quando, ao longo de 22 anos (de 1927 a 1947), o dia 25 de dezembro foi estabelecido como feriado para honrar o aniversário de morte do Imperador Taisho. Com a influência do marketing de diversas lojas em Ginza, o Natal gradualmente passou a fazer parte das festividades anuais na vida dos japoneses.
OBS Feriado no Japão se cria e acaba quase todos os anos. 

Oficialmente falando.

Segundo relato da minha mãe, após a derrota na guerra e sob o domínio militar americano, os soldados costumavam distribuir doces e presentes no dia de Natal. Crianças e até adultos formavam filas nas ruas, aguardando os presentes lançados por militares americanos vestidos de Papai Noel. Esse gesto contribuiu para a disseminação do "Natal" entre o povo japonês da época, a maioria dos quais enfrentava condições de extrema pobreza.

Conforme o relato da minha mãe, essa era a única ocasião durante o ano em que ela podia saborear chicletes e chocolates. Até mesmo quando se tornou adulta, ela acreditava que o Papai Noel vinha em grupo em um caminhão.

Durante as décadas de 80 e 90, com o crescimento econômico do país e a influência de novelas retratando encontros de casais no Natal, a cultura passou a ser majoritariamente associada ao Dia dos Namorados. Hotéis tinham suas agendas lotadas para esse dia, restaurantes recebiam reservas em grande número, e confeitarias lucravam consideravelmente com a venda de bolos natalinos. A canção "All I Want for Christmas" de Mariah Carey ecoava em todos os lugares.

「銀座 クリスマス」の画像検索結果

Hoje em dia, o cristianismo está se difundindo por todo o país, contando com a ajuda de nossa companheira, a Internet. Dificilmente haverá um japonês que não saiba que o Natal é o dia que celebra o nascimento de Jesus, o filho de Deus para os cristãos. No entanto, muitos ainda não têm conhecimento sobre a Páscoa e os eventos da crucificação e ressurreição de Jesus, fundamentais para os cristãos, o que justifica o termo "cristãos".

A tendência atual envolve a troca de presentes entre amigos, a decoração das casas com árvores de Natal e guirlandas, além do costume de consumir Kentucky Fried Chicken e bolo de Natal com a figura do Papai Noel. Aqueles que possuem uma namorada e não passam a véspera e o Natal ao seu lado, além de presenteá-la, podem enfrentar consequências. Essa tradição de passar o dia com a namorada ainda está em vigor.

Os comerciais de TV ainda tentam enfatizar como as mulheres ficam felizes ao receber joias e flores de seus namorados nesse dia.

Quanto ao imperador, ele não poderia ter esperado mais dois dias para nascer, não é mesmo?


Coisa de Natal Japones

Christmas Pack de Kentucky Fried Chicken


Não, o povo aqui não come peru, e de acordo com meu marido, em 25 anos vividos no Japão nunca se viu peru sendo vendido nas lojas.
Quem é mais chique come frango assado inteiro. Sim dessas, tipo de domingo.




Bolo de natal.... Que é um bolo normal só que com papai noel em cima



O mais perto de panetone que eu já ví é o Stollen, um pão com mesmos ingredientes que panetone, só que sendo pão, bem duro.



O dia 24 é a data mais importante.

Deve ser mesmo por ser um dia de semana comum. Se for sair com seu namorado no dia 25 após o trabalho, dá um ar de natal já passado e japonês gosta de novidade, gosta de ter tudo antes.
Talvez por isso a véspera de Natal é visto como mais especial.
E também por causa de uma novela hit dos anos 90 com o título "Christmas Eve".



O presente para crianças quem dá é o papai noel

Pelo menos na minha infância era assim.
Essa de parentes me darem presentes e meus pais terem que dar para os meus primos só no Brasil. No Japão a criança recebia um presente (que era dos pais, óbvio) somente.
Hoje em dia criança recebe na escola, recebe no amigo secreto, recebe dos avós, recebe das amigas da mãe.

Engraçado, economia vai pior do que quando eu era criança.... Só eu ganhava um presente só?

O Natal é a data mais odiada pelos encalhados (as)

Quem é forever alone no Japão, natal é a data comemorativa mais odiosa, e se todos unissem suas forças poderiam até acabar o país em atentado terrorista.

Postagens mais visitadas