Casos em que não dá pra usar o Hoken (Shakai Hoken, kenkoukokumin Hoken)



Basicamente, o Kenkou Hoken cobre somente procedimentos que emanam de doenças, e que são usados para curar a doença.
O Hoken não cobre nos seguintes casos:
  • Gravidez
  • Cirurgia plástica
  • Tratamento de infertilidade
  • Acidente trabalhista
  • Vacina
  • Exame médico de rotina (Kenkou-Sindan)
  • Internação

Gravidez

Todos os procedimentos médicos emanados de gravidez, inclusive o parto, não são cobertos pelo Shakai-Hoken, ou Kokumin Hoken.
Por que? 
Porque gravidez não é doença. Ora.


Hoje em dia existe Seguro hospitalar feminino (医療保険 iryou hoken) que cobre os gastos médicos durante a gestação ou um inesperada internação devido à complicação na gestação. 
Quem quer ter um filho no Japão precisa estar ciente de que em todo os 9 meses, visitas no médico, o parto, vitaminas e remédios, vai lhe custar cerca de 400,000 a 700,000 yens no total. 
E digo parto, parto normal. 
Se optar por  無痛分娩 (Mutsuu Bunben) que é um parto com anestesia, recomendado para quem já tem experiência em um parto. Depende do hospital, mas cobram de 250,000 a 500,000 yens só para o parto. 
O Japão sofre desnatalidade já à um tempinho, e os médicos não efetuam cesária a não ser que tenha motivos médicos para tanto (descolamento prematuro de placenta, desproporção cefalopélvica, portadores de HIV, quando a criança estiver sentada, etc). A cesária é menos arriscado do que o parto normal. Mas pode causar risco bem maior na segunda gravidez, e não poderá ter o terceiro devido riscos na gestação. Além da recuperação ser mais lenta. 
E claro. O shakai não cobre a cesária. 


A maioria das cidades japonesas oferece uma ajuda do governo para os custos de uma gravidez. O seu valor depende de cada cidade, mas pode se dizer pelo menos o 50% do que foi gasto, volta. E se não tiver nada para pagar o hospital agora, pedindo ajuda na prefeitura, podem antecipar o pagamento dessa ajuda. 
Existe ONGs (NPO) que ajuda mães solteiras ou mães de estado econômico miserável. 

Se quer ter seu filho no Japão, precisa estar ciente dos gastos, e que se estiver totalmente saudável, o parto seria natural. Pense muito bem e decida no início onde quer ter o filho, pois grávida de barrigão não pode subir no avião.

Cirurgia plástica


Nem no Brasil cobre né. 
Mas acredito que alguns seguros particulares possam cobrir pelo menos a internação.
Eu nem listei a questão do Dentista e fisioterapeuta, mas para poder usar o shakai nesses casos, depende muito do seu caso, e do lugar. 
Se for clareamento dental, não tem como usar o Shakai, mas no meu caso, consegui tirar o dente do ciso cirurgicamente com Seguro cobrindo (meu dente estava deitado, bem perpendicularmente).  Já pude realizar terapia de 3 meses em fisioterapeuta para melhorar o escoliose lombar e do pescoço (tive receita do ortopedista para impedir que parasse de atingir o nervo). 
Já ouvi dizer que o Shakai cobre tratamento plástico para retirar queimaduras e tatuagens.... mas acho que depende do lugar. 

Tratamento de infertilide



Para mim infertilidade é uma deficiência, podendo até ser chamado de doença. 
Mas para o Hoken, não é. 
Algumas regiões oferece ajuda da mesma forma que da gravidez para qualquer um poder ter direito a um tratamento. (desde que seja um casal, e que tenha ganho anual menor que 7,300,000 yens) Claro que o valor é estrito e número de tentativas também.

Acidente trabalhista



O acidente trabalhista é coberto por Seguro de Acidente no Trabalho (労災保険 Rousai Hoken).
Hoje, em 2015, Se trabalha cinco dias por semana, 8 horas por dia, no mesmo lugar, é OBRIGATORIEDADE do empregador cadastrar o seu funcionário no SHAKAI HOKEN. 
O shakai hoken, automaticamente se liga ao Rousai Hoken. 
Se machucar no caminho ao trabalho, durante ao trabalho e tiver de ir no médico, precisa conversar com o seu  supervisor para informar o médico de que for acidente trabalhista para poder utilizar o Rousai Hoken, que cobre 100 % dos gastos médicos. 
Mas se omitir e usar o Shakai Hoken, não tem mais volta. A omissão do acidente no trabalho é primeiramente culpa do funcionário e depois da empresa. 
Por isso mesmo o Shakai Hoken não cobre acidente trabalhista, mas o Rousai Hoken cobre o acidente no trabalho.
Mas como eu sei que existe umas empresas fora da lei por aí que não registra os funcionários e finge que eles não existem, vale a lembrar de que o Seguro de acidente no trabalho não é uma opção que vem junto em todos os seguros saúdes. O Shakai Hoken, automaticamente faz com que o empregador pague os valores do seguro de acidente. Mas o Kokumin Hoken não. O Kokumin Hoken é voltado para free-lancers, desempregados, aposentados, e em geral, pessoas que não trabalharam pesado, e não cobre acidente no trabalho. 

Vacina



Vacina de criança, vacina de adulto e vacina de velhinhos. 
Cada vacina custa em torno de 5,000 yens, e o Hoken não cobre. 
Na verdade nenhum Hoken cobre. 
A vacina obrigatória é gratuita, mas a vacina comum não é. 
Dependo da idade, (como de Influenza ou Rubéola de alguns anos atrás) e dependendo do local onde mora tem uns descontinhos. 
Mas mesmo que seja caro, vacina tem que ser tomada se não quiser perder seu tempo na looooooooooooooooooonga espera no hospital.

Exame médico de rotina (Kenkou-Sindan)


O Kenkou-Shindan, ou exame médica de check up, não é coberta pelo Hoken. 
Se trabalha numa empresa (que se prese) poderá fazer anualmente pago pela empresa. 
Mas todo mundo sabe que esses exames da empresa é uma merda. 
Só serve para certificar o seu tipo sanguíneo, pressão arterial e taxa de colesterol. 
Lógico! É caro esse exame!




Se for uma criança ou dona de casa, e quiser fazer os mesmos exames, custam 10,000 a 50,000 yens, só o mais simples com exame de sangue, consulta e radiografia. 
Para donas de casas dependentes, são enviados pelo Zenkoku Kenkou Kokumim Hoken, um vale para poder receber o exame mais básico de rotina uma vez ao ano em locais determinados na carta. Só pra ver a taxa de colesterol no sangue mesmo. 

Internação


A cirurgia, os remédios e todos os procedimentos médicos necessários para salvar o paciente é coberto pelo Kenkou Hoken. 
Mas o quarto, a cama, o pijama, e todas outras coisas não. 
Depende do hospital, mas em geral em hospitais municipais (Shiritsu Byouin) uma noite na enfermaria custa uns 3,000 yens.
E claro, a gente nunca se sabe o que pode acontecer conosco no passo seguinte, e podemos ser levados inconscientemente para um hospital lindo e bonito e acordar ligado à máquina em quarto particular no CTU (UTI) depois de um mês. Como a fica a conta?
Todos os tratamentos são cobertos, mas mesmo assim, a conta fica com uns zeros e dízitos que nunca irão aparecer no seu holerite. 

Nesse caso pode requerer à empresa, um amigo, parente ou social worker (serviço social) do hospital para fazer requerimento na prefeitura para obter o
 医療費限度額適用認定証 Iryou hi gendo gaku tekiyou nintei shou
ou simplesmente de Gendo gaku. 
Esse requerimento advém do Sistema de alta despesas médicas (高額医療費制度 koukagu iryouhi seido). O valor máximo de despesas médicas no total (menos custos de pijama, toalha e chinelo) será fixada em base ao seu ganho mensal. A não ser que você seja dono de uma empresa bem sucedida, o valor máximo a ser pago não irá ultrapassar de 50,000 yens. Mas precisa realizar essa papelada primeiro para depois assinar papelada de internação. 







Para quem tem Shakai Hoken, deve pedir para a empresa que trabalha realizar o requerimento por você. Veja aqui: https://www.kyoukaikenpo.or.jp/g3/cat310/sb3020/r151
Para quem tem Kokumin kenkou Hoken, deve pedir para alguém próximo realizar esse requerimento na prefeitura. 

Postagens mais visitadas