As quatro estações no Japão e os produtos de ramos de vestuários


   OBS: No norte do Japão, como na província de Hokkaido, o inverno é mais longo e rigoroso, enquanto no sul, na província de Okinawa, o clima é tão ameno que nem mesmo precisam guardar os ventiladores durante o inverno.


© Mucha Trust 

   A primavera inicia-se no meado de Março, com todas as flores com munição espalhando pólen com um único objetivo de atacar os alérgicos (sim, sou alérgica).



   No final de Maio para Junho, o clima é chuvoso anunciando o verão que atinge os mais elevados temperaturas do ano em Agosto.


   No final de Setembro inicia-se o outono. Que com o aquecimento global, tende a ficar mais curto a cada ano. (Em 2011 acabou somente em duas semanas e iniciou-se no fim de Outubro).

   Final de Novembro já vem o frio e a neve na área norte do país, que chega so auge do inverno no fim de janeiro a início de fevereiro.


E volta tuuuuudo novamente.


O bom de quarto estações, é que você aproveita cada alimento e vegetais na sua época, inclusive as flores.



O ruim, é que precisa fazer troca de guarda-roupa pra caber tudo.


   O “koromo-gae 衣替え” é aconselhado até nos noticiários. Para caber tudo isso de roupas, normalmente separa-se com primavera/verão e outono/inverno, e cada troca de estação, guarda-se tudo e tira os que seja adequado para o clima a vir.
   Eu costumo colocar tudo em mala de viagem, e prometo fazer caber tudo dentro dela, junto com repelente. Nem me preocupo com o cheio, pois sendo alérgica a ácaros, preciso lavar tudo antes de usar.
 



E mais uma característica:


   As lojas de vestuários, entram em liquidação um mês antes da troca de estação.

   As grandes redes de lojas não deixam em lojas, roupas fora da estação, e quando você pensar na primavera, já vão estar vendendo roupa para a primavera. E ter sumido da sua vista todos os casacos, botas, e roupas de lã.

   Todos que prestaram atenção nas aulas de Geografia, sabem que o Japão tem clima temperado e que apresenta as quatro estações bem definidos. Principalmente na parte central, as quatro estações são distribuídas com igualdade dentro de um ano.
   
   é uma estratégia de marketing. Não se obtêm lucro vendendo casaco no alto verão. E para antecipar os lucros, observam a demanda fashionista das moças que querem ter primeiro a novidade da estação e vendem antecipadamente. Sumindo com os produtos da estação mesmo antes de acabar.



Então, fique atenta (o)!

   Se você está de olho gordo num produto, ronde a loja, site, conta de line, e apps da loja para não perder a promoção, pois aqui no Japão nunca especificam o tipo “queima de estoque”.

   Isso vale para quem pensa em levar de presente os casacos quentinhos e baratos daqui para o Brasil. Tem que deixar comprado no inverno!


Informações minuciosas sobre as quatro estacoes no Japão aqui no site da Embaixada do Japão no Brasil.

Postagens mais visitadas