Cidade dos Livros Jinbo Chou, Tokyo 古本屋の町、神保町 

    Há alguns anos, a cidade dos sebos que vi em um documentário na TV era o primeiro lugar que eu desejava visitar.


Kanda-JinboKoshoetengai.


    A caminhada se tornou cansativa com o tempo, e a falta de companhia, dinheiro e espaço fez com que eu gradualmente deixasse de lado o desejo de explorar Jinbou-chou.

    Por acaso, surgiu um compromisso em um sábado de manhã nas proximidades da famosa Ponte de Ochano-mizu do Rio Kanda. Essa ponte é famosa para mim devido a uma música que descreve o pior tipo de namorado vagabundo.


    Há uma lenda que remonta a 130 anos atrás, quando o centro comercial começou a crescer junto com o estabelecimento de várias universidades de Direito por volta de 1880, como a Meiji University, Chuo University, Nihon University e Senshu University. Com a expansão da oferta de cursos, o número de lojas também aumentou, chegando a mais de 180 dentro de um raio de um quilômetro.

A lista oficial das lojas registradas pode ser encontrada no site oficial.

Por sorte, Jinbou-chou não sofreu muitos danos durante os ataques e os incêndios ocorridos na Segunda Guerra Mundial. Talvez isso se deva à sua proximidade com a casa imperial e outros fatores.






O mais antigo de todos, 東洋道書店, ainda existente.


Tem livros de século passado, na edição do século passado aqui


Felizmente, durante o último final de semana, estava acontecendo a feira de primavera de sebos. As ruas estavam cheias de barracas repletas de livros usados, com preços variando entre 100 e 200 yens.

No meio das barracas e da multidão de idosos buscando livros em silêncio, encontrei essa loja.

Book House Jinbouchou

No térreo, a atmosfera é vibrante com livros infantis, onde crianças e mães correm atrás das histórias. Já no andar de cima, a cena é dominada por livros estrangeiros, relíquias do passado, antiguidades e até mesmo alguns títulos novos.

A sensação ao entrar foi como adentrar a fábrica de Willy Wonka dos livros. E foi neste lugar que encontrei algo extraordinário: uma coletânea completa de sermões de São Aquino, uma edição de 1895 em perfeito estado de conservação, escrita em latim. Tudo isso em 2014, quando o achei estava por 15,000 yens.

Ah, como eu gostaria de poder tê-la.

O meu café da tarde, foi aqui em Ladrio.

Dizem que foi o primeiro café a servir Wiener Kaffee, creme em café normal, como se fosse expresso con panna, só que com café normal.









O bolo era normal, e o preço é obviamente salgado. 
Se não me engano, o café com bolo custou 630 yens na época.
Hoje só o café está por 600 yens. 
Set com bolo fica por 800 yens. 


Mas nada se compara a experiência de tomar café com crème escutando chanson num ambiente construído em 1949!







Catedral de Igreja ortodoxa, ニコライ堂 - Holly resurrection Cathedral, de 1891.


Próximo a Jinbōchō, encontram-se diversas universidades e prédios do século 19. Além disso, o bairro testemunhou muitos movimentos estudantis nas décadas de 60 e 70.

Vale a pena explorar a região usando calçados confortáveis e sem carregar muitas malas.

E, para completar, não poderia faltar a loja de papelaria. Aqui, você encontra de tudo. E quando digo tudo, é tudo mesmo!




Mapa ilegível do prédio.

Foi aqui que consegui encontrar a fita adesiva que segura a folha para pintura em aquarela, por apenas 183 yens, na época. Hoje em uma loja que vende coisas para pinturas vende. Mas se quiser ferramentas não muito comuns para suas obras de arte, é aqui que vai encontrar. 

Localização: a poucos minutos a pé da estação Ochanomizu da JR ou a apenas alguns segundos da estação Jinbōchō do metrô.

Postagens mais visitadas